2

NOVA REENCARNAÇÃO DE EMMANUEL

Nova reencarnação do espírito de Emmanuel

Geraldo Lemos Neto

Casa de Chico Xavier, Pedro Leopoldo (MG)



No último livro publicado ano passado de autoria do espírito de Emmanuel, da psicografia ainda inédita de Chico Xavier, cujo título é Deus Conosco, da Vinha de Luz - Serviço Editorial da FECFAS (31-3386-2334), à página 43, sobre as vidas sucessivas de Emmanuel, encontramos os relatos do próprio Chico Xavier sobre a reencarnação de seu benfeitor espiritual no início do século XXI. Tal informação, que reproduzimos a seguir, como outras que relato abaixo, são de suma importância, para que tenhamos em mente que, com certeza, Emmanuel já se encontra entre nós: Deus conosco

"Conforme atestam várias pessoas que conviviam na intimidade com o médium Chico Xavier, por afirmativas dele mesmo, o espírito do benfeitor Emmanuel já está entre nós, na face da Terra, pela via da reencarnação. Um destes depoimentos, da Sra. Suzana Maia Mousinho, presidente e fundadora do Lar Espírita André Luiz (LEAL), de Petrópolis / RJ, amiga do médium desde 8 de novembro de 1957, Francisco Cândido Xavier lhe confidenciou detalhes sobre a reencarnação de Emmanuel, que voltaria à Terra no interior do Estado de São Paulo, no seio da família constituída pelo casal D. Laura e Sr. Ricardo, personagens do livro Nosso Lar, de André Luiz. Tempos depois, novamente o estimado médium Chico Xavier tornou a tocar no assunto em pauta com D. Suzana, afirmando ter presenciado o retorno à vida física de seu benfeitor no ano de 2000, vendo, então, confirmadas as previsões espirituais a respeito. Este fato está em sintonia com depoimentos públicos do médium mineiro em três ocasiões distintas, veiculados em três de seus livros publicados, a saber:

a) No livro Entrevistas (IDE, 1971), quando, respondendo à questão 61, sobre a futura reencarnação de Emmanuel, Chico Xavier disse: "Ele (Emmanuel) afirma que, indiscutivelmente, voltará à reencarnação, mas não diz exatamente o momento preciso em que isso se verificará. Entretanto, pelas palavras dele, admitimos que ele estará regressando ao nosso meio de espíritos encarnados no fim do presente século (XX), provavelmente na última década";
 
b) Também no livro A Terra e o Semeador (IDE, 1975), quando, respondendo à pergunta de número 33, Chico Xavier disse: "Isso tem sido objeto de conversações entre ele (Emmanuel) e nós. Ele costuma dizer que nos espera no Além, para, em seguida, retornar à vida física."; e
 
c) Assim também vamos observar outra confirmação de Chico sobre o assunto no livro organizado pela Dra. Marlene Nobre, editado em 1997 pela Folha Espírita, cujo título é Lições de Sabedoria, que traz à página 171 da segunda edição a pergunta de Gugu Liberato a Chico Xavier: "É verdade que o espírito Emmanuel, que lhe ditou a base do Espiritismo prático no Brasil, se prepara para reencarnar?" Ao que Chico respondeu: "Ele diz que virá novamente, dentro de pouco tempo, para trabalhar como professor."
 
“Também uma vez, conversando comigo em Uberaba, e falando sobre a volta de Emmanuel, Chico nos confidenciou: "Geraldinho, o nosso compromisso, meu e de Emmanuel, com o Espiritismo na face da Terra tem a duração de três séculos, e só terminará no final do século XXI”.
 
Outro depoimento público sobre a manifestação de Chico Xavier acerca da reencarnação de seu benfeitor Emmanuel está veiculado no DVD duplo Chico Xavier Inédito de Pedro Leopoldo a Uberaba, organizado por Oceano Vieira de Melo e lançado ano passado pela Versátil. No segundo DVD, no filme que reúne diversos testemunhos, de 2007, o confrade Dr. Elias Barbosa, de Uberaba (MG), diz textualmente: "Eu me lembro dele (Chico) falar uma vez, e para todo mundo, não foi só para mim não, que quando ele desencarnasse o Emmanuel iria reencarnar. Isto é o que ele (Chico) falou: "Nosso Emmanuel, gente, ele vai voltar! Está só esperando eu partir..."
 
Como nós sabemos que Chico Xavier recebera no final da vida física uma extensão de tempo, caracterizada por mais uma moratória extra, permanecendo assim mais tempo entre nós, segue-se o próximo depoimento que se reveste assim de maior importância.


Sobre a reencarnação de Emmanuel em novo testemunho, bastante esclarecedor, dona Suzana Maia Mousinho e sua nora, Sra. Maria Idê Cassaño Mousinho, revelam que, em outubro de 1996, o próprio Chico Xavier revelara a elas que a filha de Maria Idê estava grávida e que as duas em breve seriam bisavó e avó, respectivamente. Segundo Chico Xavier lhes revelou, o espírito de Emmanuel havia se empenhado pessoalmente, junto com o benfeitor espiritual do LEAL, Wilton Ramos Oliva, na seleção dos caracteres genéticos da futura criança, Carlos Augusto, garantindo-lhe sucesso na reencarnação. Este ato do espírito de Emmanuel, segundo Chico Xavier lhes explicou, fora o último ato dele na crosta terrestre, uma vez que Emmanuel, a partir de então, em finais de 1996, ascendera aos planos mais altos da vida espiritual para se preparar para a sua própria reencarnação, por um prazo aproximado de dois anos, a fim de estar de volta à vida física no início do século XXI.

Sônia Barsante, residente em Uberaba, MG, e freqüentadora do Grupo Espírita da Prece de Chico Xavier, também testemunha que em determinado dia no ano de 2000 Chico Xavier ausentou-se por alguns momentos em transe mediúnico. Ao retornar disse-lhe com alegria que fora em desdobramento espiritual até uma cidade do Estado de São Paulo para visitar um bebê que seria o espírito de Emmanuel já reencarnado. Terminou dizendo-lhe e aos demais que lá estavam presentes: “vocês ainda vão reconhecê-lo!

Fonte: Geraldo Lemos Neto.
João Cabral
Presidente da ADE-SERGIPE



0

MUDANÇA - VELHO X NOVO

Não pense você que, pelo fato de ter sido de um jeito durante toda a sua vida, você não pode mudar.

A qualquer momento é possível fazer uma reformulação dos valores internos e encarar a vida de outra forma.

Basta não dar importância ao velho e permitir-se a renovação, acreditar nos potenciais que existem em você.







Ao mudar as estruturas mentais, você estará fazendo uma completa reformulação em sua vida. Mesmo que as situações ao redor continuem iguais, você vai encará-las de forma diferente.

A mudança interior é fundamental para alterar o curso de sua existência.






Resta saber se você está mesmo disposto a se transformar ou se prefere continuar com a mesma cabeça.

0

OS DEZ MANDAMENTOS DO OTIMISMO

OS DEZ MANDAMENTOS DO OTIMISMO



Hoje é o dia mais importante de sua vida. Não o sobrecarregue com lembranças dolorosas do ontem, nem com temores covardes do amanhã.


Viva o dia de hoje com entusiasmo e harmonia.

Construa você mesmo sua vida. Não permita que opiniões e erros alheios o conduzam ao fracasso.

Irradie amor, carinho e simpatia. Não guarde seus tesouros espirituais, pois, quanto mais alegria e amor espalhares, mais feliz será.

Não espere pelos outros. Tua grande fonte de energia está em ti mesmo, se souberes utilizá-la verás quanto já és próspero e forte.

Seja pontual, sincero e exigente consigo mesmo. Quem não disciplina, desperdiça tesouros de energia física e mental, acabando por destruir-se, lembre-se que o tempo deve ser usado com sabedoria.

Cuide de seu corpo e de sua mente, conservando ambos sadios. Como os males de um se refletirão no outro, os dois merecem, por igual, teu cuidado.


Alimente sua mente, com pensamentos positivos e saudáveis para que seja refletido em teu corpo.

Tenha paciência. Jamais duvide da continuidade da vida e de que a vitória pertence aos que sabem esperar o momento certo para agir. Não tenha pressa, tudo tem seu tempo.


Fuja da extravagância e do desperdício. Os dois são próprios dos desequilibrados e o equilíbrio na vida é um bem inestimável.

Faça diariamente uma avaliação de tua vida. Veja o que realmente deve dar importância, se não estás desperdiçando seu tempo com coisas inúteis como preconceitos e ressentimentos, pois tudo gira em torno da paz e harmonia.

Ao tomar uma decisão consciente e livre, jamais te afaste dela. Seja seguro em suas decisões.


Saber querer é a base para vencer.


Com otimismo tudo se resolve!

0

DOMINGO TEM PALESTRA NO C.E.NOVA ERA ÀS 17H00


O CENTRO ESPÍRITA NOVA ERA FARÁ ACONTECER NESTE DOMINGO, ÀS 17H00 UMA PALESTRA COM A RENOMADA EXPOSITORA ESPÍRITA DITINHA CALIXTO DA CIDADE PAULISTA DE JOSÉ DE BONIFÁCIO.

0

VENCER

VENCER

Quando te empenhes a penetrar mais profundamente nos domínios da filosofia do otimismo, premune-te contra a virtude vazia que surge por flor estéril na trepadeira da falsa superioridade.

Sem dúvida, é imperioso te guardes no pensamento positivo da confiança em Deus e em ti mesmo.

À maneira de viajante na travessia do rio da vida, que será de ti, se não controlas o leme do teu barco, orientando-lhe os movimentos em rumo certo?

Reflete, porém, nas leis do equilíbrio e considera a interdependência na qual todos vivemos.

Triunfarás na realização dos elevados propósitos que te animem, entretanto, triunfarás para estender as mãos aos vencidos a fim de que se refaçam e venham igualmente lidar na edificação do bem de todos; disporás de recursos que te garantam abastança e reconforto, no entanto, saberás dividí-los com os irmãos da retaguarda, ainda incapazes de competir no campo da inteligência, na conquista das vantagens que já consegues usufruir; premiar-te-ás com os tesouros da cultura, todavida, saberás descer da torre do conhecimento a que te guindaste, de modo a ensinar o caminho da luz aos que bracejam nas sombras da ignorância; instalarás a alegria na própria alma, no entanto, acenderás a esperança no coração dos infelizes que te compartilham a marcha.

Aspiras a vencer e vencerás, mas lembra-te de que vencer sem abrir os caminhos da vitória para os outros é avançar para o tédio da inutilidade sob o frio da solidão.

Livro: Amigo
Francisco Cândido Xavier, pelo Espírito Emmanuel

0

MINHA AGENDA PARA 19 A 24 DE MAIO

DIA 19/05 - 20H00 - CATANDUVA
C.E. SEMEADOR

DIA 20 /05  20H00 - MATÃO
GRUPO ESPÍRITA BEZERRA DE MENEZES

DIA 21/05 - 20H00 - OLIMPIA

DIA 22/05  20HOO  -MATÃO
COMUNIDADE ESPÍRITA CAIBAR SCHUTEL

DIA 23  - 09 HOO  - ARARAQUARA
C.E. PORTAL DA LUZ

DIA 23/O5  - 20HOO - BARIRI

DIA 24/05 - 15HOO -GUAXUPÉ
ABERTURA DA SIPAT DA COOXUPÉ
 

0

PROJETO DE VIDA

PROJETO DE VIDA

“O amor aos bens terrenos constitui um dos
mais fortes óbices ao vosso adiantamento moral
e espiritual. Pelo apego à posse de tais bens,
destruís as vossas faculdades de amar,
com as aplicardes todas às coisas materiais.”
Lacordaire (Constantina, 1863)
O Evangelho Segundo O Espiritismo, de Allan Kardec
Capítulo XVI, ítem 14


Materialismo é o estado íntimo que estabelece a rotina mental da esmagadora maioria das mentes no plano físico, focando os interesses humanos, exclusivamente, naquilo que fere os cinco sentidos. Posturas e noções culturais se desenvolvem a partir desse estado levando a criatura a adotar o mundo das sensações corporais como sendo a única realidade.

O materialismo tem como base afetiva o sentimento de segurança e bem-estar, expresso comumente por vínculos de apego e posse. Os reflexos mais conhecidos desses vínculos afetivos com a vida material são a dependência e o medo, respectivamente.

Em essência, o interesse central de todo materialista é tornar a vida uma permanência, manter para sempre o elo com todas as criações objetivas que lhe “pertençam”, sejam coisas ou pessoas. Contudo, a vida é regida pela Lei da Impermanência. Tudo é transformação e crescimento. Algumas palavras que asseguram uma linha moral condizente com essa Lei são: maleabilidade, incerteza, relativização, diversidade, ecletismo, pluralismo, alteridade, desprendimento, fraternidade, amor.

A volta do homem à vida corporal tem por objetivo o seu melhoramento, o engrandecimento de seus conceitos ainda tão reduzidos pela ótica das ilusões terrenas. Compreender que é um binômio corpo-alma, que tem um destino, a perfeição, e que a vida na Terra é um aprendizado  e são as lições que lhe permitirão romper com os estreitos limites da visão materialista. Semelhantes conquistas interiores exigem preparo e devotamento a fim de consolidarem-se como valores morais, capazes de levá-lo a cultivar projetos enobrecedores com os quais possa, pouco a pouco, renovar seus hábitos de vida.

Muito eslorço será pedido para o desenvolvimento dessas qualidades espirituais no coração humano.

Urna semana na Terra é composta por dez mil e oitenta minutos. Tomando por base noventa minutos como o tempo habitual de uma atividade espiritual voltada para a aquisição de noções elevadas, e ainda levando em conta que raramente alguém ultrapassa o limite de duas ou três reuniões semanais, encontramos um coeficiente de no máximo duzentos e setenta minutos de preparo para implementação da renovação mental, ou seja, pouco menos de três por cento do volume de tempo de uma semana inteira. São nesses momentos que se angaria forças para interromper a rotina mental do homem comum. Por isso necessitamos tanto das tarefas espíritas para fixar valores, desenvolver novos hábitos e alimentar a mente de novas forças, tendo em vista a espiritualização a qual todos devemos buscar em favor da felicidade e da paz.

A superação da rotina materialista exige esforço, mas também metas, ideais, comprometimento.

Por isso a melhora espiritual não pode circunscrever-se a práticas religiosas ou a momentos de estudo e oração. Imperioso será assumirmos o compromisso de mudança e elevação conosco mesmo, senão tais iniciativas podem reduzir-se facilmente a experiências passageiras de adesão superficial, sem raízes profundas nas matrizes do sentimento.

A reforma íntima solicita fazer de nossas vidas um projeto. Um projeto de cumplicidade e amor!

Projeto de vida é o outro nome da “religião íntima”, a “religião da atitude”, do comprometimento. Sem isso, como esperar que a simples frequência aos serviços do bem, nas fileiras da caridade e da instrução, sejam suficientes para renovar a nossa personalidade construída em milênios de repetição no “amor” aos bens terrenos?

E um projeto de mudança espiritual não será tarefa infantil de traçar metas imediatistas de fácil alcance para causar-nos a sensação de que aprimoramos com rapidez, mas sim o resultado do esforço pessoal em sacrificar-se por ideais que motivem o nosso progresso e que, a um só tempo, constituam a segurança contra o desânimo e a invigilância. Ideais esses que se apresentam sempre à nossa caminhada como convites da Divina Providência para que possamos sair do “lugar comum” à maioria das criaturas. Razão pela qual sempre encontraremos obstáculos e pedregais nas sendas da renovação espiritual. Isso porque aquele que realmente se eleva não deixa de causar mudança no meio onde estagia, atraindo para si todas as reações favoráveis e desfavoráveis aos ideais de ascensão. Isso faz parte de todo processo de espiritualizaçáo. Não há como não haver reações que, por fim, podem, algumas vezes, ser sinais de que nos encontramos em boa direção...

Cumplicidade e comprometimento são as palavras de ordem no desafio do autoburilamento.

Evitemos, assim, confundir a simples adesão a práticas doutrinárias ou ainda o acúmulo de cultura espiritual como sendo iluminação e adiantamento, quando nada mais são que estímulos valorosos para o crescimento. Lembremos que só terão valor real, na nossa libertação, se deles soubermos extrair a parte essencial que nos compete interiorizar no fortalecimento de nosso projeto de vida no bem.

Lacordaire é muito lúcido ao afirmar que destruímos as faculdades de amar quando as reduzimos aos bens materiais. O cultivo da paixão ao adiantamento espiritual é a solução para todos os problemas da humanidade terrena, e o único caminho para um mundo melhor. Quando aprendemos isso, verificamos que a existência, mesmo que salpicada de problemas e dores, tem luz e vida porque plantamos na intimidade a semente irnperecível do idealismo superior, o qual ninguém pode nos roubar.

Livro: Reforma Íntima Sem Martírio – As Dores Psicológicas do Crescimento Interior
Wanderley Soares de Oliveira, pelo Espírito Ermance Dufaux

0

A BENÇÃO DO TRABALHO

TRABALHAR




Trabalho é a maior concessão de Deus no tempo, o grande renovador de tudo.


Não há névoa que lhe resista à luz, nem chaga que lhe escapa ao consolo.

Com ele olvidamos nossos pesares, encontramos os pesares alheios que nos solicitam concurso fraterno.

É por ele que adquirimos o verdadeiro senso das proporções, de vez que nos ensina a sanar as dores maiores do que as nossas.

Pelo trabalho a experiência terrestre se transforma em cântico de alegria.

A ele devemos o berço que nos recolhe, o coração materno que nos afaga, a escola que nos instrui, o lar que nos acalenta e o caminho em que se nos desobra a compreensão.

Serviço é riqueza e cultura, educação e aprimoramento.

Se entre os homens trabalhar é a honra da criatura, na Vida do Espírito trabalhar significa elevação e progresso.

Temos, além da morte, a luta de mil faces diferentes, dasafiando-nos a capacidade de auxiliar.

Entre a Terra e o Céu, há precipícios de angústia e vales de escuridão, nos quais a vaidade humana expia e chora... Dores incontáveis surgem, depois do túmulo, onde a colheita do remorso encontra espinheiros de sombra e fel.

Só o trabalho é bastante forte para penetrar nos antros do sofrimento, iniciando a obra da redenção para os companheiros que desejam renovação.

Por isso mesmo, a ele nos cabe empenhar o coração com ardoroso fervor, a fim de aprendermos que servir aos outros é servir a nós próprios.

Trabalhemos, na certeza de que os sentimentos e as ideias, as atitudes e os atos, as palavras e as mãos no trabalho do bem constituem as bases do santuário espiritual em que nos compete converter a própria vida, para que Jesus por nós se manifeste, na edificação do Reino de Deus.

Aparecida

Livro: Temas da Vida
Francisco Cândido Xavier, por Espíritos Diversos