0

QUE HOMEM É ESTE?

QUE HOMEM É ESTE?







Para escrever sobre este homem, minha incapacidade é tamanha que lanço mão de palavras e frases lidas e ouvidas aqui ou acolá.


Tento. Escrevo e apago. Rabisco e risco. Arrisco-me. Nem assim me é fácil expressar o que gostaria de dizer. Mas se você esteve com ele por alguns minutos, ainda que tenha sido uma única vez, não terá dificuldade em entender o que tanto quero dizer e não consigo.


Que homem é este que:


doente, deu saúde a um incontável número de pessoas;


pobre de bens materiais, consolou numerosos ricos;


rico de bens espirituais, jamais esqueceu dos pobres;


sem poder humano, orientou e consolou poderosos;


sem dinheiro, enriqueceu o século em que nasceu;


sem títulos acadêmicos, apenas com o quarto ano primário, foi co-autor de verdadeira enciclopédia, versando os mais variados temas sobre Ciência, Filosofia e Religião;


apagando-se, iluminou nossos caminhos.


De sua boca jamais se ouviu uma palavra de pessimismo, ódio, condenação ou revolta. Sua vida foi toda dedicada para que “a fé se elevasse, a esperança crescesse, a bondade se expandisse e o amor triunfasse sobre todas as causas”.


Que homem é este que, apesar dos sofrimentos que experimentou em toda a vida, ainda consegue:


sorrir além do consaço;


servir apesar das doenças;


sofrer sem reclamar;


fazer o bem aos que lhe fazem mal;


orar pelos que o perseguem e caluniam;


ajudar desinteressadamente;


conversar com os animais;


amar todos os seres;


publicar quatrocentos e dez livros, com vinte milhões de exemplares vendidos*, sem nunca receber um centavo de direitos autorais.


Que homem é este que, há muitos anos, capa e assunto das principais revistas e jornais do país, nunca perdeu a simplicidade?


Que homem é este que, após alguns anos retido em sua casa por doenças graves, bastou a simples notícia de que havia voltado a atender para que milhares de pessoas acorressem à cidade onde mora, simplesmente para vê-lo?


Que homem é este que resistiu oitenta e nove anos** de massacre com a mesma paciência e serenidade dos primeiros seguidores de Jesus?


Que nunca se cansa de fazer o bem?


Nunca perguntei a este homem se ele é feliz, mas deve ser, porque faz a vontade de Deus.


Ele tem um jeito manso de falar, um olhar límpido como um céu sem nuvens, um sorriso franco de quem é autêntico...


Este homem não consegue mais falar sobre o Cristo sem se emocionar até as lágrimas.


Seu nome é Chico, o nosso Chico, um homem feito só de amor.


Seu nome é Chico, Chico Xavier, a paz que todo mundo quer.



Livro: Momentos Com Chico Xavier

Adelino da Silveira

0

AGENDA DE MINHAS PALESTRAS NO RIO DE JANEIRO

Sexta-Feira, 02/04/2010, 20 h às 21 h.-  São Pedro da Aldeia - RJ



Palestra - TEMA: SAÚDE, DOENÇA E CURA À LUZ DO ESPIRITISMO
LOCAL - Grupo Espírita Francisco de Assis
Rua Manoel Ribeiro, 143 – Porto da Aldeia

Sábado, 03/04/2010, 09:00 h às 12 h.  -  Araruama - RJ
Seminário: TEMA: DESMISTIFICANDO AS INFLUÊNCIAS ESPIRITUAIS
LOCAL - União Cristã Espírita Joanna de Ângelis
Rodovia Amaral Peixoto, Km 80,5 - Ponte dos Leites -

Domingo, 04/04/2010, 09:00 h às 13 h,  CABO FRIO- RJ
Seminário: TEMA: "O PERFIL DO TRABALHADOR ESPÍRITA PARA O TERCEIRO MILÊNIO"


Domingo, 04/04/2010, 18:00 h (Palestra comemorativa - 87º aniversário do CETJ)
Palestra: TEMA: VENCENDO DIFICULDADES DE RELACIONAMENTO
LOCAL - Centro Espírita Trabalhadores de Jesus
Rua Teixeira e Souza, 448 – Centro
www.cetj.org.br
(22) 2645-4468


Contato:
Paulo Jorge – (22) 8841-9888 // (22) 2647-0068
doutrina@cetj.org.br
diretoria@cetj.org.br
informatica@cetj.org.br

SE VOCÊ TEM FAMILIARES E AMIGOS NESTA REGIÃO, POR FAVOR, DIVULGUE!!!!!

0

O casal Nardoni e a coerência da Doutrina Espírita.

O casal Nardoni e a coerência da Doutrina Espírita.




Em virtude do julgamento do casal Nardoni do caso da garota Isabela, morta em março de 2008 após ser atirada do alto de um prédio, ocupa novamente grande espaço na mídia.


É natural que atitudes insanas cometidas contra crianças causam enorme comoção. O pai e a madrasta da garota são acusados e várias pessoas estão reunidas para o julgamento de ambos. A sentença sairá em poucos dias. Não vamos entrar no mérito da questão se o casal é culpado ou inocente.


O ponto a ser abordado é bem outro: as penas impostas pelo tribunal humano e as impostas pelo tribunal da consciência.

Nada é mais doloroso e aprisionador do que o peso da culpa. O que são 30, 40 anos de confinamento em prisão se compararmos com as chamas da culpa queimando a consciência?

O que é a decisão de um júri humano perto da jurisprudência divina estampada na consciência de cada ser?

A pior prisão não é aquela que trancafia o corpo físico, mas, sim, aquela que atormenta a alma que se compromete com as leis divinas.

Nesse tipo de prisão não há qualquer liberdade ou tempo para banho de sol. Ela é implacável!

Frequentemente aqueles que se enredam pelo caminho do crime são sumariamente chamados de “desalmados”. Mal sabem os acusadores de que os “desalmados” habilitaram-se a penoso resgate.

A Doutrina Espírita, no entanto, diverge da tese dos desalmados e explica que os chamados desalmados, marginais que segundo a opinião pública são monstros trajando o vestuário de gente, são espíritos; espíritos que se deixaram arrastar pelos impulsos primitivos da ira e por isso comprometeram-se em atos insanos. Pagarão por isso, sem dúvida, obedecendo a lei de causa e efeito.

A consciência cedo ou tarde os cobrará, impondo sanções disciplinadoras e corretivas para que retomem o caminho do bem.

Quanto a nós outros, nada de violência, revide e pensamentos de revolta. Isso apenas piora a situação já tão lamentavelmente explorada pela imprensa sensacionalista.


Nossa postura deve ser cristã, serena, tranqüila. Jesus recomendava piedade, se somos seus seguidores, pois, devemos seguir seu conselho.


É um absurdo, uma atitude de total desequilíbrio agredir o advogado dos acusados, como fez um cidadão. Ele deveria estar em sua casa, cuidando de sua vida, preocupado com seus afazeres ao invés de tumultuar o que já está demasiadamente tumultuado. Diz o ditado popular: Muito ajuda quem não atrapalha. Portanto, não estejamos no rol daqueles que atrapalham. Muito melhor fazer o caminho inverso: Ajudar. Óbvio, muito mais eficaz.

Se sei que determinada situação escapa ao meu controle, que nada posso fazer para alterar o destino, o que faço? Reconheço minha pequenez e me entrego de corpo e alma em fervorosa oração, pedindo a proteção do Alto para os envolvidos. Pronto, nada além disso.

A violência apenas aumenta o clima de tensão ao invés de resolver o problema. Não podemos pagar o mal com o mal.

Os envolvidos em um caso tão doloroso estão sofrendo muito, é inadmissível sob o ponto de vista cristão atirarmos mais lenha nessa fogueira de mágoas e desencontros.

Cuidemos de nossa vida, deixemos de lado o julgamento, a acusação, os dardos mentais emitidos contra essa ou aquela criatura, porquanto, cada um arcará com a responsabilidade de seus atos perante as leis da vida instituídas pelo Criador.

Podemos escapar do tribunal humano, mas não escaparemos do incorruptível tribunal da consciência. Assim sendo, inexistem razões para apelarmos à violência em qualquer situação, isso apenas demonstra o estado primitivo em que nos demoramos. Quanto ao casal, esses receberão o veredicto final da própria consciência. Se inocentes, mesmo trancafiados em inóspita prisão estarão absolvidos pelas leis da vida. Se culpados, mesmo soltos e vivendo em confortável mansão estarão sempre as voltas com os fantasmas de suas atitudes.

Quanto a nós? Oremos pelos envolvidos, é o melhor a ser feito.



Wellington Balbo – Bauru - SP

0

PARA QUEM ESTÁ DESANIMADO(A) COM FILHOS OCIOSOS

A CONTA DA VIDA

Quando Levindo completou vinte e um anos, a Mãezinha recebeu-lhe os amigos, festejou a data e solenizou o acontecimento com grande alegria.

No íntimo, no entanto, a bondosa senhora estava triste, preocupada.

O filho, até a maioridade, não tolerava qualquer disciplina. Vivia ociosamente, desperdiçando o tempo e negando-se ao trabalho. Aprendera as primeiras letras, a preço de muita dedicação materna, e lutava contra todos os planos de ação digna.

Recusava bons conselhos e inclinava-se, francamente, para o desfiladeiro do vício.

Nessa noite, todavia, a abnegada Mãe orou, mais fervorosa, suplicando a Jesus o encaminhasse à elevação moral. Confiou-o ao Céu, com lágrimas, convencida de que o Mestre Divino lhe ampararia a vida jovem.

As orações da devotada criatura foram ouvidas, no Alto, porque Levindo, logo depois de arrebatado pelas asas do sono, sonhou que era procurado por um mensageiro espiritual, a exibir largo documento na mão.

Intrigado, o rapaz perguntou-lhe a que devia a surpresa de semelhante visita.

O emissário fitou nele os grandes olhos e respondeu:

— Meu amigo, venho trazer-te a conta dos seres sacrificados, até agora, em teu proveito.

Enquanto o moço arregalava os olhos de assombro, o mensageiro prosseguia:

— Até hoje, para sustentar-te a existência, morreram, aproximadamente, 2.000 aves, 10 bovinos, 50 suínos, 20 carneiros e 3.000 peixes diversos. Nada menos de 60.000 vidas do reino vegetal foram consumidas pela tua, relacionando-se as do arroz, do milho, do feijão, do trigo, das várias raízes e legumes. Em média calculada, bebeste 3.000 litros de leite, gastaste 7.000 ovos e comeste 10.000 frutas. Tens explorado fartamente as famílias de seres do ar e das águas, de galinheiros e estábulos, pocilgas e redís. O preço dos teus dias nas hortas e pomares vale por uma devastação. Além disto, não relacionamos aqui os sacrifícios maternos, os recursos e doações de teu pai, os obséquios dos amigos e as atenções dos vários benfeitores que te rodelam. Em troca, que fizeste de útil? Não restituíste ainda à Natureza a mínima parcela de teu débito imenso. Acreditas, porventura, que o centro do mundo repousa em tuas necessidades individuais e que viverás sem conta nos domínios da Criação? Produze algo de bom, marcando a tua passagem pela Terra. Lembra-te de que a própria erva se encontra em serviço divino. Não permitas que a ociosidade te paralise o coração e desfigure o espírito!...

O moço, espantado, passou a ver o desfile dos animais que havia devorado e, sob forte espanto, acordou...


Amanhecera.

O Sol de ouro como que cantava em toda parte um hino glorioso ao trabalho pacífico.

Levindo escapou da cama, correu até à genitora e exclamou:

— Mãezinha, arranje-me serviço! Arranje-me serviço!...

— Oh! meu filho — disse a senhora num transporte de júbilo —, que alegria! Como estou contente!... Que aconteceu?

E o rapaz, preocupado, informou:

— Nesta noite passada, eu vi a conta da vida.


Daí em diante, converteu-se Levindo num homem honrado e útil.

Livro: Alvorada Cristã
Francisco Cândido Xavier, pelo Espírito Neio Lúcio

0

DEVER DO ESPÍRITA

DEVER DO ESPÍRITA

QUANDO ESTIVER ENTRE PESSOAS QUAISQUER E O MOMENTO FOR PROPICIO, DIVULGUE A MENSAGEM ESPÍRITA.

QUANDO DISPOSTO DE MEIOS E RECURSOS, SE TIVERDES ESPAÇO DE MOSTRA, CONTRIBUA PARA A PLANFETAGEM DO ESPIRITISMO.

QUANDO TIVER ÂNIMO PARA A MADRUGADA, ACORDE E PREPARE MENSAGENS EVANGÉLICAS PARA SEUS AMIGOS E PARENTES.

LEVAR A DOUTRINA À FRENTE É TAREFA DOS RESPONSÁVEIS; TAREFA DO ESPÍRITA.

QUANDO ESPÍRITA RECONHECIDO, ATRELAR-SE TÃO SOMENTE A FREQUENCIA À CASA ESPÍRITA E A DISCUSSÕES QUE NÃO SE EXPANDEM PARA ALÉM DO RESTRITO CÍRCULO É NÃO CUMPRIR O APOSTOLADO DE CRISTO, E ALHEIAR-SE DA PROPAGANDA FRATERNA QUE, DE POUCO EM POUCO, FORTALECE A NAÇÃO ESPÍRITA.

SEMPRE QUE POSSÍVEL, CONTRIBUA PARA A EXPANSÃO DAS LUZES, ABRA A JANELA, E DEIXE ELA FRUTIFICAR


ESPÍRITO AMIGO



0

HOJE É DIA DA ESCOLA

Perante a Instrução

André Luiz /Chico Xavier



* Em todas as circunstâncias, lembrar-se de que o Espiritismo expressa, antes de tudo, obra de educação, integrando a alma humana nos padrões do Divino Mestre.


Cultura atendida, progresso mais fácil.


* Solidarizar-se com os empreendimentos que visem a alfabetização de crianças, jovens e adultos.


O alfabeto é o primeiro degrau de ascensão à cultura.


* Pugnar pela laicidade absoluta do ensino mantido oficialmente, esclarecendo os estudantes, sejam crianças ou jovens, sempre que necessário, quanto à conveniência de se absterem, cordialmente, quando possível, das aulas e solenidades de ensino religioso nos institutos de instrução que veiculem noções religiosas contrárias à Doutrina do Espiritismo. O lar e o templo são as escolas da fé.


* Aperfeiçoar os métodos de ministração do ensino doutrinário à mente infantil, buscando nesse particular os recursos didáticos suscetíveis de reafirmarem a seriedade e o critério seguro de aproveitamento na elaboração de programas.


Na academia do Evangelho, todos somos alunos.


* Renovar as matérias tratadas nos programas de evangelização, segundo orientações atualizadas.


O Espiritismo progride sempre.


* Dedicar atenção constante à melhoria dos processos pedagógicos, no sentido de oferecer aos pequeninos viajores recém-chegados da Espiritualidade a rememoração necessária daquilo que aprenderam e dos compromissos que assumiram antes do processo reencarnatório.


Quem aprende pode ensinar e quem ensina aperfeiçoa o aprendizado.


* Dispor o problema da educação com Jesus, acima dos interesses de sociedades e núcleos, unificando, sempre que possível, os trabalhos esparsos, imprimindo maior relevo às obras de evangelização, no preparo essencial do futuro.


A educação da alma é a alma da educação.


“Portanto, ide e ensinai...” — Jesus. (MATEUS, capítulo 28, versículo 19.)



Pensemos nisso.

0

CHICO XAVIER E O CASO DE UM SUÍCIDA

Adelino Silveira, no Livro Chico, de Francisco, relata um episódio ocorrido com certa senhora que procurou o médium mineiro com uma criança no braço e que lhe fez a seguinte pergunta:



“Chico, meu filho nasceu surdo, mudo, cego e sem os dois braços. Agora está com uma doença nas pernas e os médicos querem amputar as duas para salvar a vida dele. Há uma resposta no Espiritismo?”


Com a intervenção de Emmanuel (guia espiritual de Chico Xavier), a resposta foi dada:


“Chico, explique à nossa irmã que este nosso irmão que está em seus braços suicidou-se nas dez últimas encarnações e pediu, antes de nascer, que lhe fossem retiradas todas as possibilidades de se matar novamente. Mas agora que está aproximadamente com cinco anos, procura um rio, um precipício para se atirar. Avise nossa irmã que os médicos amigos estão com a razão. As duas pernas dele vão ser amputadas, em seu benefício, para que ele fique mais algum tempo na Terra, a fim de que diminua a idéia do suicídio.”



0

MINHA AGENDA DE PALESTRAS PARA O MES DE MARÇO

AGENDA DE MARÇO

DIA  03 - QUARTA-FEIRA - 20H - ARARAQUARA
SOC.  BENEFICENTE A CAMINHO DA LUZ

DIA 4 - QUINTA-FEIRA - 20H - CATANDUVA
GRUPO ESPÍRITA JOANA DE ANGELIS

DIA 05 - SEXTA-FEIRA - 20H  - ARARAQUARA
GRUPO ASSIST. ESP.. JERÔNIMO MENDONÇA

DIA 06 - SÁBADO - 20H - CAMPINAS
GRUPO ESPÍRITA BATUIRA

DIA 13 - SÁBADO - 20 H  - LEME
AUDITÓRIO  MUNICIPAL

DIA 14 - DOMINGO - 8H30 - LEME
AUDITÓRIO MUNICIPAL

CURSO DE ORATÓRIA

DIA 18 - QUINTA-FEIRA - 20H - ARARAQUARA
C.E. EURIPEDES BARSANULFO

DIA 19 - SEXTA-FEIRA - 20H - MATÃO
CASA DA SOPA - C.E. IRAÍ RAMOS

DIA 20 - SÁBADO - ÀS 14H30 - SANTA BÁRBARA D'OESTE
Local: ABE = CASA DA CRIANÇA
Av. dos Bandeirantes ,705 Vila Oliveira

DIA 20 - SÁBADO - 17H00 - RIO CLARO
Centro Espiríta Verdade e Luz" , Av. Cinco nº 1415 - Jardim Claret

DIA 21 -  DOMINGO - 09H00 - ARARAQUARA
C. E. OBREIROS DO BEM

DIA 21 - DOMINGO - 20H00 - MATÃO
C.E. ALLAN KARDEC

DIA 24 - QUARTA-FEIRA  20H00 - POÇOS DE CALDAS
ESPAÇO URCA - 4ª SEMANA ESPÍRITA DE POÇOS DE CALDAS

28 - DOMINGO - 9H00 - GUAXUPÉ
PROJETO AMOR EXIGENTE ( ANTI - DROGA)

DIA 28 - DOMINGO - 17HOO - GUAXUPÉ
CREPÚSCULO DE LUZ . C.E. NOVA ERA

DIA 31 - QUARTA-FEIRA - 20HOO - S. JOSÉ DO RIO PARDO
C.E. ANDRÉ LUIZ - ANEXO AO ASILO LAR DE JESUS

0

LIBERTE-SE DA OBSESSÃO ( influência espiritual negativa )

Qual o meio para nos libertarmos da obsessão?


Devemos mudar nossa conduta.

Como se faz isso?
Através de um esforço íntimo. Não basta só querer, temos que realizar. Se queremos viver bem devemos saber que nada e ninguém pode nos impedir. No entanto, esta certeza deve se fazer presente em nossa vida. A religião é quem pode nos oferecer condições.

Toda religião Cristã traz bons ensinamentos. Busquemos aquela que mais temos afinidade. Analisemos se ali existe seriedade. Se o padre, o pastor ou o dirigente espírita têm amor na causa que abraçou.

O que podemos afirmar é que o Centro Espírita tem meios e recursos para nos libertar das obsessões, das perturbações e o que é melhor, ensinar-nos a viver de forma a termos uma conduta que fará com que estejamos mais prevenidos contra estes ataques. - Notamos que o Espiritismo tem um grande papel no campo da soluções das obsessões.

Seria esta a função maior da D. Espírita?


Não resta duvida que ela ajuda na solução das obsessões. Porém, este auxílio prestado pela Doutrina Espírita é apenas uma conseqüência do seu trabalho de espiritualização. Seu papel principal é fazer o homem tomar consciência de seu verdadeiro objetivo neste mundo, ensinando-o a se conduzir melhor, transformando-o moralmente, preparando o ser para uma nova realidade, a do Espírito liberto de sua própria ignorância e do sofrimento causado por ela.

0

NO PRÓXIMO SÁBADO O CORAL HAYDÊ PASQUA FARÁ APRESENTAÇÃO NO CENTRO ESPÍRITA OBREIROS DO SENHOR

SÁBADO, DIA 13 DE MARÇO , ÀS 19H45 , O CORAL HAYDÊ PASQUA  DO C.E. NOVA ERA FARÁ UMA  APRESENTAÇÃO NO CENTRO ESPÍRITA OBREIROS DO SENHOR QUE FICA NA RUA PROF. RICARDO ELIAS, BAIRRO PLANALTO,  CANTANDO MÚSICAS QUE ELEVAM A ALMA.  COMPAREÇAM E PRESTIGIEM ESTE EVENTO DE PURA ESPIRITUALIDADE.

3

COMUNICADO IMPORTANTE DO CENTRO ESPÍRITA NOVA ERA - GUAXUPÉ

O CENTRO ESPÍRITA NOVA ERA PENSANDO EM AUXILIAR AS PESSOAS QUE ESTÃO PASSANDO POR GRANDES DIFICULDADES INTIMAS (ESPIRITUAL OU  SAÚDE) E QUE PROCURAM AS CASAS ESPÍRITAS PARA DIVIDIR OS SEUS FARDOS, PREPAROU  UM GRUPO DE TRABALHADORES, ESPECIFICAMENTE, PARA  AUXILIAR A TODOS AQUELES QUE QUEIRAM DESABAFAR SUAS DORES, FAZER UM TRATAMENTO ESPIRITUAL E/OU RECEBER VIBRAÇÕES TERAPÊUTICAS.

O ATENDIMENTO FRATERNO ACONTECERÁ TODA  SEGUNDA-FEIRA, A PARTIR DA PRIMEIRA SEMANA DE ABRIL, SEMPRE ÀS 19:30 HORAS, NO PRÉDIO DO EDUCANDÁRIO ALLAN KARDEC - RUA SÃO JOÃO 290 - CENTRO.


CENTRO ESPÍRITA NOVA ERA
84 ANOS DISTRIBUINDO AMOR

0

2010 - UM NOVO MARCO PARA O ESPIRITISMO - VEJA O QUE ESTÁ ACONTECENDO E O QUE VAI ACONTECER

Abaixo algumas coisas que estão acontecendo ou irão acontecer ao longo deste ano.



1) Dia 2 de abril - 6ª feira - 20 horas - preces e vibração coletivas em todos os núcleos espíritas, lembrando nosso querido Chico Xavier, seus exemplos de amor ao próximo e pela Paz em nosso planeta.


2) Dia 11 de abril - domingo- 9 às 12 h - em comemoração aos 100 anos de nascimento do médium Chico Xavier, haverá um evento aberto à máxima participação popular, a ser realizado em São Paulo, no Parque Ibirapuera e em diversas regiões de São Paulo, simultâneamente.


Programação - 1 hora de apresentações artisticas, palestras curtas e depoimentos ligados ao testemunho de abnegação e dedicação do querido Chico e finalização nos últimos 15 minutos com uma vibração pela paz mundial.


Várias cidades irão também promover seus eventos, entre elas, São Paulo, Araçatuba, Bauru, Sorocaba, Ribeirão Preto e São José dos Campos.






3) LIVRO ESPÍRITA NA TV


O livro espírita “A Proposta do Coronel”, do autor Ariovaldo César Junior, foi anunciado pelo apresentador Ronnie Von no Programa Todo Seu – TV Gazeta, no período de 19 até 28 de janeiro de 2010, diariamente a partir das 22h15min.


Na página da internet www.tvgazeta.com.br/todoseu, há um espaço para sugestões de temas para o programa.


Participe e dê sua sugestão para que outros temas espíritas sejam abordados no programa.


É mais uma oportunidade para vermos o Espiritismo ser divulgado nos meios não-espíritas.


4) NOVELA ESPÍRITA NA GLOBO


A Doutrina Espírita será tema da próxima novela das seis na Globo. Elizabeth Jhin é autora da novela "ALÉM DA VIDA”, que terá como protagonista o ator Humberto Martins, um pai atormentado pelo espírito desencarnado do filho (Jayme Matarazzo Filho) morto em um acidente e que volta do umbral para atrapalhar a vida amorosa do pai que se apaixonará perdidamente por sua ex-namorada (Nathália Dill).


O tema será a obsessão e a lei de causa e efeito.


A novela começará a ser apresentada em abril/2010.


Tanto a autora, como os três atores principais estão estudando as obras do espírito André Luiz para poderem compor a trama e os personagens.


Uma área enorme do Projac foi reservada para ambientar o umbral. Um campo de golfe próximo ao jardim Botânico será usado para as cenas que se passarão na colônia Nosso Lar.


Segundo a autora a novela trará um diferencial; será colocada uma mulher como chefe do umbral. A atriz Joana Fomm está sendo sondada para viver um espírito maligno que comanda boa parte do umbral, para onde o rapaz será levado após a morte. Ela o incentivará a se vingar.


Qual a contribuição de uma novela da rede globo para a divulgação da Doutrina Espírita, para quem não conhece nada sobre o Espiritismo? E N O R M E !!!!!!


5) HISTÓRIA EM QUADRINHOS SOBRE REENCARNAÇÃO


Maurício de Sousa tem abordado o tema reencarnação nos quadrinhos da Turma da Mônica.


Dessa forma as crianças vão se familiarizando, naturalmente, com temas como reencarnação.


6) FILME NOSSO LAR NOS CINEMAS


Na esteira do sucesso de "Bezerra de Menezes", o novo roteiro de temática espírita deve ser o longa-metragem Nosso Lar, baseado na obra de Chico Xavier, pelo espírito André Luiz. O projeto é da Federação Espírita Brasileira (FEB) e da Cinética Filmes.


O roteiro é baseado no livro "Nosso Lar", primeiro romance trazido pelo médium mineiro Chico Xavier, da série em parceria com o espírito do médico André Luiz. Narra sua trajetória depois de desencarnar, passando pela cidade espiritual que dá nome ao livro, até retornar à Terra para rever seus familiares. Em essência, "é a história de um homem que vai aprender a amar a si e aos semelhantes - e a Deus sobre todas as coisas".


Publicado inicialmente em 1944, o livro encontra-se em sua 58ª edição e, em breve, alcançará a marca de dois milhões de exemplares vendidos.


" O público vai se sentir muito honrado de ser um adepto do Espiritismo e vai gostar de ver um filme de grande impulso para a difusãp da Doutrina Espírita" - frase de Renato Prieto, publicada na Folha Espírita de fevereiro/2010.


O filme será lançado em 2010.


Nosso Lar nos CINEMAS!!!!!


7) FILME CHICO XAVIER NOS CINEMAS


Em 02/04/2010 estreará, nos cinemas, Chico Xavier, o filme.


Sobre a vida de Chico Xavier . Produzido pela Globo Filmes e Estação da Luz;


Com direção de Daniel Filho;


Distribuído pela Columbia/Sony Pictures;


Com música de Egberto Gismonti e Olívia Byngton;


Participarão do elenco:


Nelson Xavier: Chico Xavier (1969/1975)


Ângelo Antônio: Chico Xavier (1931/1959)


Matheus Costa: Chico Xavier (1918/1922)


Tony Ramos: Orlando


Christiane Torloni: Glória


Giulia Gam: Rita


Letícia Sabatella: Maria


Giovanna Antonelli: Cidália


Paulo Goulart: Saulo Gomes


Cássia Kiss: Iara


Cássio Gabus Mendes: Padre Júlio Maria


Rosi Campos: Cleide


Ana Rosa: Carmem


Chico Xavier nos CINEMAS!!!!!!! e com esse elenco e essa direção!




8) Documentário "AS CARTAS" - dirigido por Cristina Grumbach


Previsto para lançamento no primeiro semestre de 2010, o filme conta a história de pessoas que receberam cartas psicografadas por Chico Xavier, principalmente mães que tiveram filhos desencarnados precocemente.


O filme mostra o cenário religioso-cultural brasileiro a partir de contatos com o além.

* Reportagem completa sobre os filmes "Nosso Lar, Chico Xavier e As Cartas', foi publicada na Folha Espírita, pag. 8, fevereiro de 2010.






9) PROGRAMA TRANSIÇÃO NA REDE TV – CANAL ABERTO


Programa Espírita, semanal, vai ao ar todos


os domingos na REDE TV ás 15:15 horas.


Programa Espírita em CANAL ABERTO de televisão!!!!!


10) SELO COMEMORATIVO AO CENTENÁRIO DO NASCIMENTO DE CHICO XAVIER.


A Comissão Filatélica Nacional, órgão pertencente aos Correios que analisa os motivos dos selos, aprovou o pedido de homenagear com selo comemorativo o centenário do nascimento do médium Francisco Cândido da Silva Xavier, o Chico Xavier.


Chico nasceu em 02/04/1910 na cidade de Pedro Leopoldo (MG)


A Efígie do Chico estará circulando em milhares de correspondências!


Quem quiser ver a história em quadrinhos completa: http://www.monica.com.br/comics/reencarnacao/welcome.htm


Trailer do filme Chico Xavier:


http://www.youtube.com/watch?v=UFB9jF7s8dY


Todos os Programas Transição já exibidos:


http://www.programatransicao.tv.br/

Como os amigos podem ver, muitas coisas estão acontecendo ou acontecerão FORA do meio Espírita, por iniciativa de Espíritas ou não, mas que com certeza auxiliarão muito na divulgação do ESPIRITISMO.


Que cada um de nós, no seu possível, aproveite que o interesse da população será despertado e utilize todas as oportunidades possíveis para colaborar na divulgação da nossa querida DOUTRINA, seja promovendo eventos, preferencialmente fora das casas espíritas, para que esse público compareça com mais facilidade ou convidando amigos e parentes a participar desses eventos.


Convidando amigos a assistir uma palestra e conhecer o Centro Espírita, indicando a leitura de um bom livro, enfim realmente aproveitando as oportunidades que aparecerem.


Lembrando que o objetivo não é tornar ninguém Espírita, mas divulgar as idéias Espíritas, respeitando as convicções religiosas de cada um. Afinal somos todos irmãos, filhos de um mesmo Pai, independente do nome que lhe atribuímos e da religião que adotamos.


Mãos a obra! Jesus nos abençoa e protege! Um Abraço fraterno

0

LANÇAMENTO DO LIVRO " MENTORES DE ANDRÉ LUIZ" DA ESCRITORA RIO-PARDENSE ISABEL SCOQUI

NO DIA 27 DE MARÇO (SÁBADO), ÀS 20H00, NA FUNDAÇÃO ESPÍRITA DR. BEZERRA DE MENEZES, SITO À RUA HEROSTRATO DIAS PINHEIRO, 355, VALE REDENTOR, SÃO JOSÉ DO RIO RIO PARDO, ACONTECERÁ O LANÇAMENTO DO LIVRO "MENTORES DE ANDRÉ LUIZ" DA ESCRITORA RIO-PARDENSE  ISABEL SCOQUI -  A MESMA AUTORA DO LIVRO "PESSOAS DE ANDRÉ", AMBOS DA EDITORA EME DE CAPIVARI.

TODOS ESTÃO CONVIDADOS PARA ESTE IMPORTANTE EVENTO ESPIRITUAL NA NOSSA REGIÃO.

0

PRECE DE YVONNE PEREIRA - AGRADECIMENTO A MEDIUNIDADE

Obrigada, meu Deus, pela benção da mediunidade que me concedeste como ensejo para a reabilitação do meu Espírito culpado.
A chama imaculada que do Alto me mandaste.
Com a revelação dos pontos da tua Doutrina, a mim confiados para desenvolver e aplicar, eu te devolvo, no fim da tarefa cumprida, pura e imaculada conforme a recebi:amei-a e respeitei-a sempre,não a adulterei com idéias pessoais porque me renovei com ela a fim de servi-la; não a conspurquei, dela me servindo para incentivo às próprias paixões, nem negligenciei no seu cultivo para benefício do próximo, porque todos os meus recursos pessoais utilizei na sua aplicação.
Perdoa, no entanto, Senhor, se melhor não pude cumprir o dever sagrado de servi-la, transmitindo aos homens e aos espíritos menos esclarecidos do que eu o bem que ela própria me concedeu.


0

MISSÃO DA MULHER - Cáritas

MISSÃO DA MULHER

Cada dia os acontecimentos da vida vos trazem ensinamentos susceptíveis de vos servir de exemplo e, contudo, passais sem os compreender, sem tirar uma dedução útil das circunstâncias que os provocaram. Entretanto, nesta união íntima da Terra e do espaço, dos Espíritos livres e dos Espíritos cativos, ligados à realização de sua tarefa, há desses exemplos, cuja lembrança deve perpetuar-se entre vós: é a paz proposta na guerra. Uma mulher, cuja posição social atrai todos os olhares, vai-se, humilde irmã de caridade, levar a todos a consolação de sua palavra, a afeição de seu coração, a carícia de seus olhos. Ela é imperatriz; sobre sua fronte brilha a coroa de diamantes, mas ela esquece a sua posição, esquece o perigo para acorrer ao meio do sofrimento e dizer a todos: “Consolai-vos; eis-me aqui! Não sofrais mais: eu vos falo; não vos inquieteis: eu tomarei conta de vossos órfãos!...” O perigo é iminente, o contágio está no ar e, contudo, ela passa, calma e radiosa, em meio a estes leitos, onde jaz a dor. Nada calculou, nada temeu, foi aonde a chamava o coração, como a brisa vai refrescar as flores murchas e endireitar suas frágeis hastes.
 
Este exemplo de devotamento e de abnegação, quando os esplendores da vida deveriam engendrar o orgulho e o egoísmo, por certo é um estimulante para as mulheres que sentem vibrar em si essa delicadeza de sentimento que Deus lhes deu para cumprir sua tarefa; porque elas estão encarregadas principalmente de espalhar a consolação e, sobretudo, a conciliação. Não têm a graça e o sorriso, o encanto da voz e a doçura da alma? É a elas que Deus confia os primeiros passos de seus filhos; Ele as escolheu como as nutrizes das meigas criaturas que vão nascer.
 
Este Espírito rebelde e orgulhoso, cuja existência será uma luta constante contra a desgraça, não lhes vem pedir que lhe inculque ideias diferentes das que traz ao nascer? É para ela que estende suas mãozinhas; sua voz, outrora rude, e seus acentos, que vibravam como o cobre, se abrandarão como um doce eco, quando disser: mamãe.
 
É à mulher que ele implora, esse doce querubim, que vem aprender a ler no livro da Ciência; é para lhe agradar que fará todos os esforços para se instruir e tornar-se útil à Humanidade. – É ainda para ela que ele estende as mãos, esse jovem que se transviou na estrada e quer voltar ao bem; não ousaria implorar a seu pai, cuja cólera receia, mas sua mãe, tão doce e tão generosa, não terá para ele senão esquecimento e perdão.
 
Não são elas as flores animadas da vida, os devotamentos inalteráveis, essas almas que Deus criou mulheres? Atraem e encantam. Chamam-nas a tentação, mas deviam chamá-las a lembrança, porque sua imagem fica gravada em caracteres indeléveis no coração de seus filhos, quando não mais existem; não é no presente que são apreciadas, mas no passado, quando a morte as restituiu a Deus – Então seus filhos as buscam no espaço, como o marinheiro busca a estrela que o deve conduzir ao porto. Elas são a esfera de atração, a bússola do Espírito que ficou na Terra e que espera encontrá-las no céu. São ainda a mão que conduz e sustenta, a alma que inspira e a voz que perdoa; e, assim como foram o anjo do lar terreno, elas se tornam o anjo consolador que ensina a orar.
 
Oh! vós que tendes sido oprimidas na Terra, mulheres que sois tidas como escravas do homem, porque vos submetestes à sua dominação, vosso reino não é deste mundo! Contentai-vos, pois, com a sorte que vos está reservada; continuai vossa tarefa; ficai como medianeiras entre o homem e Deus, e compreendei bem a influência de vossa intervenção. – Este é um Espírito ardente, impetuoso; o sangue lhe ferve nas veias; vai se exaltar, será injusto; mas Deus pôs a doçura em vossos olhos, a carícia em vossa voz; olhai-o, falai-lhe: a cólera se apaziguará e a injustiça será afastada. Talvez tenhais sofrido, mas tereis poupado uma falta ao vossos companheiro de jornada e vossa tarefa foi cumprida. Aquele ainda é infeliz, sofre, a fortuna o abandona, julga-se um pária!... Mas aí há um devotamento à prova, uma abnegação constante para levantar esse moral abatido, para restituir a esse Espírito a esperança que havia abandonado.
 
Mulheres, sois as companheiras inseparáveis do homem; com ele formais uma cadeia indissolúvel que a desgraça não pode romper, que a ingratidão não deve manchar, e não poderia quebrar-se, porque o próprio Deus a formou e, embora às vezes tenhais na alma essas preocupações sombrias, que acompanham a luta, contudo rejubilai-vos, porque nesse imenso trabalho de harmonia terrestre, Deus vos deu a mais bela parte.
 
Coragem, pois! Ó vós que viveis humildemente, trabalhando pela vossa melhora íntima, Deus vos sorri, porque vos deu essa amenidade que caracteriza a mulher; sejam imperatrizes, irmãs de caridade, humildes trabalhadoras ou doces mães de família, estão todas envolvidas na mesma bandeira, e trazem escrito na fronte e no coração estas duas palavras mágicas, que enchem a eternidade: Amor e Caridade.


Cáritas
Médium: Sra. B...
Grupo da Sra. Ducard
Lyon, 6 de julho de 1866



0

PARABÉNS A TODAS MULHERES

Parabéns a todas mulheres que com a luta do dia a dia estão conquistando o espaço com dignidade e respeito.
 
É grande privilégio compartilharmos de tua companhia !
 
Se os homens pudessem perceber o quanto devem a vocês, mulheres,

certamente parariam um pouquinho e agradeceriam todos os dias por vocês

existirem.

A presença da mulher ao nosso lado faz com que nossas vidas fiquem mais

suaves, floridas e com muito mais ternura e amor. Atrás de todo grande,

ou pequeno, homem sempre existe uma grande mulher ? Não, não penso

assim. Eu acredito que sempre ao lado, e as vezes na frente, de um

homem sempre existe e existirá uma grande mulher. Uma mãe, uma

namorada, uma mulher.

Todo homem tem, e com certeza sempre terá, uma ou várias que irão lhe

mostrar quanto é importante viver. Quanto é importante se dar.

Neste dia, que deveriam ser todos de nossas vidas, dedicado a você

mulher, quero agradecer a Deus por vocês sempre estarem do nosso lado.

Primeiramente a minha mãe que me concebeu, e depois a todas as

mulheres, que de uma forma ou de outra fizeram, fazem ou farão parte da

minha vida.
 
Obrigado a todas vocês. Creiam e tenham certeza que como eu existem

muitos outros homens que gostariam de fazer também este agradecimento

mas, uns não sabem como, outros não têm oportunidade, outros ainda têm

vergonha de se mostrar mais humanos e singelos.

 
Mas com certeza todos sem exceção dentro de seus corações estarão dizendo:

Obrigado mulher por você existir! Neste dia dedicado a vocês,

recebam nossos cumprimentos com muito amor, carinho e a esperança de um

mundo melhor em que todos possamos viver em paz e em igualdade.